terça-feira, 23 de abril de 2013

Toucinho





Esta terça (16/08) no Frango e Fritas teremos a participação do Toucinho Batera, músico que, pra mim, é o grande maestro da música em Floripa.

Toucinho Batera é a imagem encarnada do artista que todos nós, em nosso sonho mais absurdo, imaginamos ser. É fã dele: Nenê Batera, que é um baterista e artista incrível, talvez o nome da bateria que mais se consagrará entre os bateristas brasileiros de todos os tempos.

É fã dele: eu, um aspirante a escritor, que lido com palavras e que diante do Toucinho não tenho nenhuma.

Se você alguma vez já sentiu a violência do amor, imagine alguém que viva a todo instante, sem parar, por sua história, essa violência. Este é Toucinho Batera.

Um músico que também é um ser humano incrível, personagem de histórias absurdas, simples e milagrosas. Como, por exemplo, juntar madeiras, plásticos e objetos sem uso para redesenhar, da maneira mais inocente, pura, a mágica de suas mulheres. Ou então refazer a peça de mecânica mais sofisticada da bateria, uma máquina de chimbal, com um guarda-chuva e o que estivesse à mão – como realmente aconteceu.

Em tempos em que é difícil enxergar a violência da vida como ela é, por tudo parecer tão violento, temos pertíssimo de nós um sujeito que mergulhou de cabeça na mais pura intensidade da vida: a intensidade de quem, com 61 anos, tem a força, a agilidade e a inteligência de um gurizão de 20 para tocar as músicas mais ricas, difíceis, sensíveis e violentas do nosso tempo, vindas do mais fundo do grito do sofrimento e da dignidade popular.

Compareçam!